Fotos: Lucas Amorelli (Diário)
A sexta-feira foi dedicada à organização da maternidade no Hospital Casa de Saúde. A equipe da Unidade Santa Isabel estava unida, caminhando de um lado para o outro, para deixar tudo pronto para receber, novamente, as gestantes e os bebês. Conforme iam sendo higienizados, os 18 leitos estavam sendo preparados pelas técnicas de enfermagem com as roupas de cama. Depois de quatro meses, o setor deve reabrir na próxima segunda-feira, desafogando, assim, o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e retomando um serviço importante para as mulheres de Santa Maria e da Região.
- Estamos fazendo os últimos ajustes na estrutura para voltar receber as pacientes. Já estávamos preparados para esse momento. Acho que vencemos o maior entrave que era realmente reabrir o serviço e, na segunda-feira, receberemos as pacientes. A demanda da Casa de Saúde é para partos de baixo risco, assim, a situação do Husm vai mellhorar. Esse é um grande objetivo nosso - afirmou o diretor do hospital Rogério Carvalho.
Maternidade da Casa de Saúde deve reabrir na próxima semana
Durante o período em que o setor ficou sem funcionar, alguns profissionais foram realocados para seguir o trabalho em outro local do complexo. A equipe da maternidade estava ansiosa pelo retorno dos partos.
- A gente está com uma expectativa bem grande, estamos bem ansiosos e estamos organizando os serviços para voltar na segunda-feira. Estamos prontos, só esperando o dia chegar. Desde que fechou a maternidade, a gente continuou fazendo a manutenção preventiva dos equipamentos, reacordando os protocolos e fazendo reunião com a equipe. Hoje (sexta-feira), estamos organizando e limpando os leitos para receber os pacientes - contou a enfermeira Camila Oliveira.
O delegado da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), Roberto Schorn, também está ansioso pela reabertura da maternidade. Ele comenta que, assim que o serviço voltar a funcionar, uma reunião com a direção deve ser feita para garantir que os serviços não parem novamente.
- A conversa vai ter que ser mais séria com relação a essas falhas que, no ano passado, aconteceram três vezes. Temos que retomar a conversa para que isso não aconteça no futuro. É muito ruim para a população que necessita, pois implica em vidas diretamente envolvidas - enfatiza o coordenador.
Santa Maria emite certificado internacional de vacinação contra febre amarela
A maternidade da Casa de Saúde fechou no dia 1º de novembro de 2017, em função do atraso no pagamento dos salários para os médicos ginecologistas e obstetras. O serviço só será retomado porque, após muitas tratativas, a direção do hospital e os médicos que prestavam atendimento entraram em acordo.
O contrato seria assinado na noite de quinta-feira, mas, até a tarde de sexta-feira, ainda não havia sido assinado. Mesmo assim, as duas partes, direção do hospital e médicos, garantem que o serviço voltará a atender normalmente na segunda-feira.
A Casa de Saúde é referência em partos de risco habitual (de baixo risco) e atende gestantes de Santa Maria e dos 32 municípios que integram a 4ª CRS. As pacientes de outros municípios ingressam no hospital referenciadas pela Secretaria de Saúde de cada cidade. O mesmo ocorre com as gestantes de Santa Maria, mas algumas mulheres procuram diretamente o atendimento porque atua no sistema de porta aberta e tem plantão 24 horas.